Tarefas para o 8.º E (dias 13 e 17 de Maio)

Tarefa para substituir as aulas do dia 13 de Maio (das 10:05 às 11:35)

Nas aulas anteriores, estivemos a analisar os ideais iluministas durante esta semana vamos analisar a aplicação desses ideais. Deves utilizar o teu manual e o teu caderno. As informações mais importantes das fichas que vais realizar devem ser colocadas no teu caderno.

Revolução Francesa (45 min.)

Esta matéria é mais complicada e por isso eu vou simplificá-la, não é preciso ler as páginas todas, da 20 à 27, eu vou sempre indicar as partes que são precisas ler e perceber.

Vocês devem ler a página 18 do Manual 2 e responder às seguintes perguntas.

1. – Quais são as caraterísticas da sociedade francesa em 1789.

2. – Através dos dados da p. 18 e do que tu já sabes, DESCREVE a sociedade francesa de Luís XVI.

3. – Indica as principais razões para a França estar a viver uma grave crise económica.

4. – Lê os Documentos 5 e 6 da página 19 e responde às questões que estão por baixo deles.

5. – Completa este esquema

 CausasRevFran
 

Revolução FrancesaContinuação (45 min.)

Vocês devem ler a página 20 do Manual 2 e responder às seguintes perguntas.

1. – O que é que Luís XVI foi obrigado a fazer pela Assembleia Constituinte?

2. – Essa decisão provocou o fim de quê?

3. – Apesar dessa mudança, o que é que o povo fez a 14 de Julho de 1789.

4. – Indica as principais alterações provocadas pela Revolução.

Vocês devem ler a página 42 do Manual 2 e responder às seguintes perguntas.

5.1. – Indica os ideais liberais presentes na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (três).

5.2. – Aproveita as informações do documento e explica, ao pormenor, um desses ideais.

Vocês devem ler o doc. 2, 4 e 7 das páginas 26 e 27 do Manual 2 e responder às seguintes perguntas.

6.1. – Através destes 3 documentos faz um texto em que expliques a importância da Revolução Francesa (deve incluir introdução e conclusão).

No final desta aula deves saber:

    • Indicar/ Explicar as razões (causas) para os franceses estarem descontentes e se terem revoltado.
    • Descrever a sociedade francesa do Antigo Regime.
  • Identificar alguns momentos da Revolução francesa.
  • Explicar/Indicar os ideais iluministas presentes na Revolução francesa.
  • Descrever a importância da Revolução francesa.

Tarefa para substituir a aula de dia 17 de Maio (das 11:45 às 12:30)

Napoleão e as invasões Francesas (45 min.)

Vocês devem ler a página 24 e 28 do Manual 2 e responder às seguintes perguntas.

1. – Quais são as razões que levaram a burguesia francesa apoiar Napoleão.

2. – O que é Napoleão fez quando chegou ao poder em 1799.

3. – Indica algumas das principais medidas realizadas durante o período Napoleónico.

4. – Refere 3 países que foram inimigos da França.

5. – Através do Doc. 3, indica os territórios europeus que estão dependentes da França.

6. – Explica o que era o Bloqueio Continental.

7. – Como é que os ingleses conseguiram ultrapassar esse Bloqueio?

8. – A partir de 1812, as tropas napoleónicas começaram a ter vários problemas, refere 3 derrotas/dificuldades sofridas pelos franceses.

9. – Identifica o Congresso onde ficou decidido um novo mapa político da Europa.

10. – Indica duas consequências desse Congresso.

11. – Perante o Bloqueio Continental, qual foi a atitude de Portugal?

12. – Qual foi a atitude dos franceses perante essa situação?

13. – O que é que a Família Real Portuguesa fez?

14. – Refere 5 consequências das invasões Francesas.

15. – Lê o Doc. 4 e justifica a afirmação “éramos colonos dos ingleses”.

16. – Completa este esquema

conseRevFranc

15. – Lê o Doc. 4 e justifica a afirmação “éramos colonos dos ingleses”.

16. – Completa este esquema.

17. – Faz uma lista com os principais acontecimentos/situações das Revoluções liberais que estudaste.

 

No final desta aula deves saber:

  • Identificar os principais momentos do Período Napoleónico.
  • Indicar/Explicar as principais consequências das Invasões Napoleónicas.
  • Indicar e explicar as principais consequências da Revolução Francesa.

 Aqui podes consultar este documento em word – Tarefas8E-13e17Maio

BOM TRABALHO

Alcino Raposo

Esta entrada foi publicada em Antigo Regime, Fichas de Recuperação, Liberalismo, Treino de competências de História. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s